Responsável pela liderança, definição estratégica, convocação de reuniões e organização do workshop anual.
Constantino Nino é engenheiro civil, mestre em Engenharia Civil pela PUC-Rio e possui MBA Executivo em Gestão de Projetos. Detém a certificação PMP®️ e acumula mais de 15 anos de experiência na indústria de óleo e gás, com atuação técnica em diversos países da América Latina pela Halliburton.
No Brasil, destacou-se pela gestão de performance e qualidade em projetos integrados, além de liderar a implementação da estratégia digital WC 4.0 da Halliburton no país. Atualmente, atua como líder de engenharia de poços no consórcio Libra/Mero pela CNOOC, contribuindo para um dos mais relevantes projetos do pré-sal brasileiro. É também certificado profissional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Transformação Digital.
Julio Leite atua na Petrobras desde 2006. Engenheiro de Telecomunicações, com especialização em Engenharia de Petróleo, Mestrado em Engenharia Mecânica e MBA Executivo, construiu uma trajetória sólida que transita da operação offshore à liderança estratégica em inovação.
Acumulou experiências em projetos de O&G, confiabilidade de sistemas e, ao longo da última década, exerceu posições de liderança em gestão tecnológica e implantação de projetos de P&D. Atualmente, é Gerente Geral de Gestão da Inovação Tecnológica, liderando iniciativas que conectam ciência, tecnologia e estratégia para transformar o futuro da PETROBRAS.
Atualmente Gerente de Negócios Digitais e Tecnologia na Ocyan, Denis Angra é engenheiro mecânico com mestrado em engenharia de produção, certificações PMP e Lean Six Sigma Black Belt, e mais de uma década de experiência nos setores de óleo, gás e energia. Possui sólida trajetória em desenvolvimento de negócios, gestão de contas estratégicas e excelência operacional. É presidente da Seção Macaé da Society of Petroleum Engineers (SPE), uma das mais ativas do mundo, e lidera dois dos principais eventos técnicos do Brasil: o Workshop de Segurança Operacional de Poços (WSOP) e o Subsea Symposium.
Engenheiro civil (UENF) e técnico em mecânica (CEFET CSF RJ) com diversas pós graduações, entre elas duas pós graduações em engenharia de petróleo e renováveis offshore (IBP/ 2011 e UFRJ/2025), pós graduação em gestão de projetos (UFRJ/2016) e Master M2 em Business/Finance (Bordeaux University/2017).
Experiências em diferentes empresas de O&G (energia) desde 2001, atuando em diferentes posições técnicas e também de liderança, em apoio à execuções técnicas, gestão de projetos, construções submarinas, pré-operações, comissionamento, startup, operação de ativos, desenvolvimento de negócios e, nos últimos 10 anos, atuando como líder em Pesquisa e Desenvolvimento (PD&I). Desta forma, possui mais de 20 anos de experiência com passagem em empresas como: Equinor, TotalEnergies, Shell, Repsol Sinopec, Chevron, FMC & Haliburton.
Lidero o tema de Pesquisa e Desenvolvimento na PRIO, onde atuo há mais de 6 anos. Acredito no desenvolvimento tecnológico como uma ferramenta pragmática para tornar corporações ainda mais eficientes. Esses valores conectam com a visão da PRIO, onde encaramos o P,D&I da mesma maneira que nossas Operações: com inconformismo e ousadia, muita técnica e buscando sempre fazer diferente.
Iniciei minha trajetória como trainee offshore, passando pelas áreas de Operação e Manutenção (2 anos) e Reservatórios (também 2 anos), especialmente envolvido com temáticas inovadoras, como Recuperação Avançada, tema do meu Mestrado em Engenharia Mecânica, pela UFRJ, onde também graduei no mesmo curso. Com essa visão transversal dos desafios operacionais, assumi, com entusiasmo, o desafio de construir o ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na PRIO.
Com mais de 20 anos de experiência na indústria de óleo e gás, atuou em pesquisa aplicada, engenharia, gestão de projetos, estratégia de mercado e desenvolvimento de negócios em empresas como Evonik, Vallourec e Petrobras. Desde 2020, atua na área de Tecnologia da Shell Brasil, gerenciando projetos de P&D em Soluções de Baixo Carbono e Engenharia Offshore, impulsionando a neutralidade de emissões. Além disso, ocupa a posição de vice-diretora executiva do RCGI (Research Centre of Greenhouse Gas Innovation) na USP. Possui Mestrado em Engenharia Química pela UFMG, MBA em Marketing & Vendas pela Universität Mannheim (Alemanha) e é doutoranda em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ.
Engenheiro Químico, com pós-graduação em Engenharia de Petróleo e 27 anos de experiência na indústria de Exploração de Petróleo e Gás, atuou em áreas de Monitoramento e licenciamento ambiental; Engenheiro de Fluidos offshore; Coordenação de Operações e GerenciaTécnica em fluidos de perfuração; Gerenciamento de resíduos de perfuração e conformidade regulatória para licenciamento de poços offshore. Atualmente, desempenha funções em desenvolvimento de negócios, com foco em programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) na ExxonMobil.
Graduada em Química Industrial e Mestre em Petroquímica e Polímeros pela UFRGS. Especialização em O&G com Doutorado em Ciências e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ, e Pós-Doc no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. Profissional com ampla experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas nacionais, multinacionais, institutos de pesquisa e meio acadêmico. Atualmente é Pesquisadora Sênior na CNPC Brasil e coordena os projetos de RD&I da empresa.
Upstream Innovation Project Manager na Galp, com mais de 10 anos de experiência em PD&I em Engenharia Química e Química Industrial. PhD in Chemical Engineering pela University of Birmingham e Mestre em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica pela UFRJ, atuando no desenvolvimento de tecnologias de captura de CO₂, produção de hidrogênio, impulsionando a transição energética e a descarbonização da indústria de óleo e gás.
Formada em Administração de Empresas, com MBA em Finanças pela Fundação Dom Cabral, possui mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais, atuando nas áreas financeira, gestão de projetos e de pessoas. Integra o Comitê de Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e atualmente ocupa o cargo de Gestão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na PETRONAS.
Engenheiro de Materiais pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção pela UFF e com MBA em Direito Contratual pela FGV. Possui ampla experiência em gestão de projetos, com 12 anos de atuação no setor de energia, incluindo grandes projetos EPC/EPCI no mercado de óleo e gás. Atualmente, é gestor de projetos de pesquisa e desenvolvimento na TotalEnergies.
Gerente do Sistema Tecnológico da Petrobras, responsável pela governança de P&D&I, framework estratégico, normas técnicas, gestão do conhecimento e propriedade intelectual. Engenheiro Naval e Mestre em Engenharia Oceânica pela UFRJ, acumula 10 anos de experiência em operações portuárias, integridade naval e gestão de portfólio de inovação. Atua com o propósito de transformar tecnologia em valor estratégico para o futuro da Petrobras.
Engenheira química pela Universidade Federal Fluminense com experiência em inventário e forecast de emissões de gases de efeito estufa, estratégias de descarbonização na operação, além de engenharia de processos e subsea aplicados à indústria de óleo e gás. Atualmente pesquisadora na Repsol Sinopec Brasil, atuando com projetos de tecnologias de captura direta de CO2 do ar (DAC) e descomissionamento.
Engenheiro com mestrado pela UFPR, especialista em Elementos Finitos pela E-SSS e MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela FGV. Desde 2003, atua em projetos de PD&I nos setores de Energia e outros segmentos, com experiência multidisciplinar em empresas multinacionais e instituições científicas. Nos últimos 12 anos, concentrou-se no mercado de O&G, liderando iniciativas focadas em aplicações offshore. Atualmente, é responsável pela liderança de equipe e pelo portfólio de projetos de PD&I relacionados a Upstream Deep-Offshore e Descarbonização na TotalEnergies.
Rafael Valladares de Almeida é graduado em Engenharia de Petróleo pela PUC-Rio e mestre em Engenharia de Petróleo pelo New Mexico Institute of Mining and Technology (EUA). Atuou por seis anos em operações de Exploração & Produção nas bacias de Sergipe-Alagoas e do São Francisco. Desde 2018, Rafael integra a equipe da Repsol Sinopec Brasil, onde atualmente lidera o portfólio de projetos de P&D voltados à eficiência operacional e ao descomissionamento do E&P. Também é responsável pela entrega de produtos desenvolvidos por meio da cláusula de P&D para os ativos da Repsol Sinopec Brasil e para outras unidades de negócio da Repsol e da Sinopec.
Com mais de 21 anos atuando em multinacionais no Brasil e exterior, construiu trajetória sólida em gestão e inovação no setor de energia, além de expertise em finanças e auditoria contábil em bigfour. Foi também cofundadora de startups, investidora-anjo e mentora. Sua jornada é marcada por coragem para assumir riscos, propósito em multiplicar impacto e paixão por construir conexões que aceleram negócios e transformam culturas. Une visão estratégica, mentalidade de resultado, inovação e experiência global para gerar valor sustentável. Atualmente é Gerente de Inovação e Portfólio P&D na Repsol Sinopec Brasil, membro do Conselho Consultivo do iUP, do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBP e do Hub de Descarbonização AMCHAM/SP, além de mentorar mulheres no Women in Energy Brazil (WIN/SPE) e jurada em competições de startups. Administradora (UPE), com MBA em Gestão de Projetos (FGV/RJ), certificação PMO-CP (PMO Global Alliance/PMI) e especializações na Deakin University (Austrália) e na University of California (EUA).
Mais de 35 anos de experiência trabalhando em grandes companhias de petróleo nas áreas de perfuração, completação, intervenção (workover) e descomissionamento, tendo ocupado a maioria das posições da carreira “upstream”, tanto onshore quanto offshore: Engenheiro de Perfuração, Supervisor Offshore, Superintendente de Perfuração e Completação, Gerente de Perfuração, Gerente de Operações, Gerente de Projetos, Gerente Regional e Gerente de Engenharia. Formação em Engenharia Mecânica (UNB), com pós-graduação em Engenharia de Perfuração (Petrobras) e Mestrado em Engenharia de Petróleo (UNICAMP). Experiência em projetos ao redor do mundo, principalmente em operações em águas profundas. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Engenharia (Principal) na Petronas Brasil.
Tecnologias e práticas inovadoras de exploração
Perfuração, completação, intervenções e integridade
Integridade de Cabeça de poço. Arvore de Natal, risers
Tecnologias de elevação, tratamento e eficiência
Inovação no abandono efetivo de poços
Aplicações de IA, digitalização e monitoramento
Parcerias com universidades e ICTs
Inovação da área de segurança operacional
Boas práticas na gestão técnica de projetos
Sustentabilidade, energias limpas e descarbonização
Dá suporte à coordenação do comitê em aspectos logísticos, administrativos e de comunicação institucional.
Apoio institucional, divulgação e eventos
Coordenação de comunicação e atas